sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Pensar Global e Actuar Local

Uma grande tanga que tenho ouvido ultimamente e com muita frequência é a o do “ pensar global e actuar local”. Pior do que isso só a do “num casamento que dá errado, os dois têm a culpa”. Isso é uma heresia. Qualquer pessoa inserida no mundo actual, digamos, na nova economia, pensa e actua globalmente. Quem é que não pensa, tendo uma empresa portuguesa, estar inserido no mercado ibérico, ou no mundo global? Quem é que actualmente não faz tudo por poder estar no mundo global? Quantos sites portugueses não tem o “dot com”? E isso não tem nada de mau. Hoje o globo não tem grandes fronteiras, apenas as legais. E essas são ultrapassáveis. E todos nós sabemos que uma grande vantagem competitiva é a de estar a actuar no globo, sem meios termos, em inglês, aportando os nossos conhecimentos. As fronteiras só existem para os medíocres. Nós somos desmedidos. O que está por vir é bom, certo?

P.S 1: Tenho uma amiga que foi à Tailândia e que, desde então, importa para Portugal, colares tailandeses através de um exportador português na Tailândia... O negócio em Portugal é um sucesso!
P.S 2: Tenho um amigo que montou, há cerca de um ano, uma empresa de consultoria em Portugal e que hoje já tem "oficinas" em Espanha, que tal?

Sem comentários: