domingo, 18 de março de 2007

Abandono de Animais...


Não entendo como alguém consegue fazer mal aos animais e abandoná-los. No lugar onde vivo, tornou-se uma prática habitual.
Há muitos anos atrás, encontrei um cão de raça a andar atarantado pela rua. Bastou com abrir a porta do carro e ele saltou directamente para dentro. Não fui capaz de o deixar para trás. Esteve em casa dos meus pais durante três semanas. Fomos ao veterinário, procuramos os seus donos incansavelmente através de anúncios nos jornais, nos sites, por email. Até que desistimos. O Chico passou a dormir comigo, comia os mesmos cereais que eu de manhã e, quando eu saía para trabalhar, ele chorava e chorava. Foi muito doloroso, mas como não podia ficar com ele, conseguimos uma família amorosa que o acolheu e que deu ao Chico o carinho que ele merecia.
Passados todos estes anos, voltou a acontecer o mesmo, mas com uma cadela sem raça definida. Porque não podia ficar com a Manuela, consegui, depois de um longo dia, encontrar uma associação onde ela ainda está para adopção. Mas pelo menos, tem comida e está em local seguro, onde recebe a assistência que merece como ser. Fico muito triste e com muitas saudades quando penso nela porque gostava de a ter todos os dias comigo.


Sei que sou mais uma, mas os animais não devem ser abandonados. É preciso ter uma consciência muito grande antes de comprar ou de adoptar um animal porque esse irá passar a fazer parte da família e irá precisar de comida, de médico, de colo, de companhia, de dedicação e de afecto. Se não pensa assim, mas vale não ter. E quem pensa que não pode ajudar, desengane-se. Existem milhares de associações à espera de ajuda!

Sem comentários: